Veja mais sobre a história da Jeep, a tradicional marca de carros americana que desperta o desejo em todo mundo
A Jeep é uma grande marca americana que ajudou muito o Estados Unidos ainda na segunda guerra mundial, pois naquela época os americanos precisavam de carros 4×4.
Então a marca que na época possuía um outro nome, Willys Overland, após ser comprada pelo grupo Fiat, mudou o seu nome para Jeep.
Ela se consagrou pelos modelos agressivos 4×4 de fácil mobilidade, então a fabricante Willys começou a produzir seus modelos Jeep em 1941 para serem usados pelos soldados americanos.
O primeiro Jeep produzido foi o Willys MB com mais de meio milhão de unidades produzidas e usadas pelos soldados.
Depois disso, a marca começou a produzir carros civis e produz até nos dias de hoje, mas com a mesma ideia dos militares que eram motores agressivos e de fácil mobilidade em diversos terrenos.
A Jeep teve um enorme sucesso no Brasil quando os carros 4×4 off-roads começaram a ser chamados pela palavra aportuguesada “Jipe” que faz analogia à marca americana.
A marca americana ainda produz carros militares tendo até uma divisão especial para isso que pertence ao governo americano chamada Jeep Milita.
O melhor de dois mundos
O veículo utilitário esportivo responsável por criar um dos segmentos de maior sucesso no mundo, o famoso SUV, sempre foi baseado no arrasto e no desempenho de seus veículos.
De 1974 até hoje, o carro mais famoso e lucrativo da marca foi o Cherokee, que reunia dois mundos em um só carro, com a robustez de um off-roader e a sofisticação de um sedã médio.
Os modelos de sucesso incluem o Grand Cherokee, Wrangler, Laredo, Comanche, Compass e, mais recentemente, o Renegade. A marca é vendida em mais de 100 países, sendo os Estados Unidos seu maior mercado.
O maior da Jeep
Jeep Wrangler é o Jeep mais icônico da marca por ter sido baseado nos seus veículos militares.
Wrangler era o veículo civil da marca, que lembrava o modelo militar em todos os aspectos, agressividade, design, motor etc.
A primeira geração do Jeep Wrangler, também conhecido como “Jeep YJ”, estreou em 1986 e durou até 1995, quando estreou para substituir o Jeep CJ-7, e seu desenvolvimento durou quatro anos.
Comparado ao seu antecessor, o Jeep Wrangler de primeira geração era um pouco menos capaz na versão off-road, mas oferecia maior conforto na estrada em detrimento do reajuste de suspensão.
Tudo isto pensado para agradar aos consumidores que procuram um veículo que possa ser utilizado na terra, lama, etc e também na vida quotidiana.
Ainda assim, o novo Wrangler compartilha muitas semelhanças com o antigo CJ (civilian jeep).
O primeiro Jeep Wrangler tem 3,88 metros de comprimento, 1,70 metros de largura, 1,80 metros de altura e uma distância entre eixos de 2,37 metros.
Ele também apresentava freios a disco ventilados na frente e freios a tambor na traseira, e uma suspensão com eixos rígidos e molas de lâmina em ambos os eixos.
Entre esses motores estavam um quatro cilindros 2.5 litros com 120 cv e 18,7 kgfm, oferecido entre 1987 e 1995 com câmbio manual de cinco marchas ou automático de três marchas.
É um seis cilindros 4.2 litros com potência de 114 cv e 18,7 kgfm. 29 kgfm entre 1986 e 1990, manual de cinco marchas ou automático de três marchas.
Entre 1990 e 1995, havia também um motor 4.0 litros de seis cilindros com injeção eletrônica multiponto, de 183 cv e 30,4 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de três marchas.
Trackhawk
Um dos SUV mais rápidos do mundo possui um V8 supercharged de 6,2 litros com 717 cv e 89 Nm de torque.
Um dos SUVs mais tradicionais da marca, que se tornou o mais rápido do mundo em sua nova versão Trackhawk.
É movido por um motor V8 supercharged de 6,2 litros que produz 717 cv e 89 Nm de torque. O modelo também vem com uma versão modificada da transmissão automática .
Com este pacote mecânico, o SUV atinge números impressionantes: 0 a 96 km/h (60 mph) em 3,5 segundos e 0 a 186 km/h em 11,6 segundos 400 metros e velocidade máxima de 289 km/h.
Além disso, o novo sistema de freios Brembo com os maiores discos dianteiros que a Jeep alguma vez viu, permite uma distância de frenagem de 96 para 0 em 43,9 metros. A aceleração lateral em curvas pode chegar a 0,88 G.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem você gosta. Quer saber mais sobre a história das maiores marcas de automóveis? Salve o Auto Trends nos seus favoritos.