A História dos Motores a Diesel


Veja agora mais sobre a história dos motores a diesel e quando os carros começaram a usar.

Há mais de 100 anos que os motores a diesel são utilizados nos automóveis e o primeiro carro movido a diesel foi criado em 1893 por Rudolf Diesel. Ele conseguiu desenvolver um motor para funcionar com óleo vegetal e foi um enorme sucesso na época

No entanto, foi só em 1912 é que os motores a diesel começaram a ser produzidos em massa para os automóveis. Isto foi graças a uma empresa alemã chamada Benz & amp que criou o primeiro motor a diesel produzido em massa.

Desde então, os motores diesel têm-se tornado cada vez mais populares, equipando desde pequenos automóveis de passageiros a grandes caminhões. Hoje em dia, são conhecidos pela sua incrível durabilidade e eficiência de combustível.

A História do Diesel

O Diesel é uma forma de energia derivada do petróleo, que pode ser utilizado como uma alternativa à gasolina em motores de combustão interna.

Foi desenvolvido pela primeira vez por Rudolf Diesel em 1893 e desde então tem crescido e tornou-se uma das fontes de combustível mais utilizadas em todo o mundo.

E o motor diesel foi criado por Rudolf Diesel quando ele assumiu o desafio de criar um motor que pudesse funcionar com outras formas de energia para além da gasolina.

Ele experimentou várias fontes de combustível, incluindo pó de carvão, alcatrão de carvão, e óleo vegetal. E em 1898 tinha conseguido desenvolver com sucesso um motor de ignição por compressão que funcionava com derivados de óleo vegetal.

Carros movidos a diesel hoje em dia

Hoje em dia, os carros movidos a diesel são conhecidos pela sua incrível durabilidade e eficiência de combustível, sendo populares em todo o mundo e continuam a ser uma força importante na indústria automobilística do ponto de vista de venda de modelos novos.

Desde a invenção original de Rudolf Diesel em 1893, a indústria automobilística percorreu um grande caminho em termos de tecnologia no uso de motores a diesel. E, embora os motores a diesel existam há mais de 100 anos, só a partir de 1912 que eles começaram a ser produzidos em escala e, desta forma, equipar os automóveis novos.

Alguns carros atuais com motores a diesel

Vários modelos de carros bastante conhecidos aqui no Brasil possuem modelos equipados com motores a diesel de última geração que são muito eficientes em termos de consumo de combustível:

  • Audi A3 2.0 TDI
  • VW Golf TDI
  • Skoda Octavia RD Diesel

Diferença entre carros a gasolina e diesel

Os carros movidos a diesel são reconhecidos pela sua durabilidade e baixo consumo de combustível. Os bons motores a diesel rodam praticamente 1.000.000 de Km só com as manutenções preventivas.

Já os carros movidos a gasolina, por outro lado, conseguem entregar uma potência e, consequentemente, velocidades finais maiores. E para os entusiastas, um motor a gasolina sempre vai ter uma tocada mais divertida.

Motores a diesel em caminhões

Aqui os motores a diesel dominam totalmente o mercado. Isso porque, como dito acima, oferecem uma durabilidade bem maior do que os motores a gasolina e isso é um requisito muito importante quando falamos de caminhões que rodam praticamente sem parar durante toda a sua vida.

E eles são frequentemente utilizados em aplicações de máquinas pesadas pela indústria pelas mesmas razões que o são nos caminhões.

Vale a pena ter um carro com motor a diesel?

Quando se trata de escolher entre um carro movido a gasolina ou a diesel vai depender muito das necessidades e preferências do seu usuário.

Se precisa de um carro para rodar muitos quilômetros por ano, principalmente em estradas, os motores a diesel podem fazer mais sentido. Eles são notoriamente mais duráveis do que os motores a gasolina.

Além disso, eles são reconhecidos por ter um torque bem alto, o que ajuda a manter a velocidade nas estradas sem precisar de ficar trocando de marchas a todo o tempo.

Porém se você não abre mão da sensação de acelerar um belo e potente motor a gasolina, é importante ressaltar que os motores a diesel não conseguem passar essa experiência ao dirigir.

Por fim, com relação à economia de combustível, atualmente ambos estão conseguindo números bem parecidos e os preços destes dois combustíveis estão bem parecidos no Brasil.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem gosta de carros. Também se interessa em saber mais sobre a história das marcas de carros e motos mais famosas do mundo: clique aqui para ver outros conteúdos.