Multa do Renainf SP em 2024: Procedimentos para Consulta e Recurso da Multa


Você tem conhecimento sobre a Infração Renainf SP 2024? Atualmente, não importa o perfil do condutor, é comum ocorrerem infrações de trânsito. Isso se deve, em parte, à falta de clareza nas normas viárias em muitos lugares.

Neste breve artigo, será apresentado tudo o que precisa saber sobre a Infração Renainf SP 2024, incluindo informações sobre consulta e como recorrer. Continue lendo!

O que é Infração Renainf 2024?

De maneira resumida, o sistema de registro de infrações RENAINF é responsável por documentar todas as violações de trânsito. Desta forma, independentemente da forma como a multa é emitida, ela chegará até o motorista por meio do Detran SP.

Em outras palavras, é uma maneira de simplificar o acesso às informações do condutor e garantir a entrega da multa ao destinatário.

Permanece com dúvidas? Se você recebeu uma multa no Rio de Janeiro, mas reside em Curitiba, o Renainf permite que o órgão de trânsito atue e assegure que a penalidade seja aplicada, independentemente da sua localização.

Como Consultar Infração Renainf?

Para consultar a Infração Renainf, inicialmente é necessário identificar o órgão responsável pela autuação. Ou seja, saber qual instituição emitiu a multa, seja a Polícia Rodoviária, radares municipais, etc.

Uma vez identificado, é preciso acessar o site do órgão e fornecer os dados necessários para realizar a consulta. Em São Paulo, por exemplo, essa verificação pode ser feita por intermédio da Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Além disso, há três maneiras de realizar a consulta de multas, em qualquer estado:

Quanto tempo leva para a Infração Renainf aparecer?

De acordo com a legislação, o órgão responsável tem até 30 dias para registrar a infração no sistema. Após esse registro, são feitas três tentativas de notificação ao condutor.

Caso a multa não seja entregue dentro do prazo de 30 dias, a notificação será encaminhada ao Detran do estado. Porém, se a notificação for recebida, o motorista tem 15 dias para regularizar a situação, pagando a multa ou contestando-a.

✅ Veja também como consultar multas Bradesco.

Como Recorrer da Infração Renainf?

Atualmente, é possível contestar a infração Renainf de duas maneiras: através da defesa prévia ou do recurso em 1ª ou 2ª instância.

Para recorrer, no primeiro momento, é necessário enviar o recurso para o JARI. Se o pedido for negado, ainda é possível recorrer na 2ª instância.

✅ Confira também como consultar o IPVA 2024 SP.

Nesse contexto, é crucial não perder nenhum prazo para recorrer por meio do CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito).