Romi-Isetta: o primeiro carro do Brasil


Veja agora mais sobre o Romi-Isetta e algumas curiosidades marcantes do primeiro carro feio no Brasil.

Na verdade o primeiro carro construído no Brasil foi um veículo a vapor por volta do ano 1875 e nessa época o Brasil ainda era colônia de Portugal.

E passados mais de 100 anos, atualmente o Brasil é a lar de algumas das maiores operações das fabricantes Volkswagen, Fiat, Ford, General Motors, Honda, Toyota, Audi, BMW e Mercedes Benz.

Mas vamos abordar este tópico num outro conteúdo que será publicado em breve. Por ora vamos nos ater ao carrinho simpático que figura no nome deste artigo: o Romi-Isetta.

Portanto, continue lendo este artigo até o final para saber mais sobre a história do Romi-Isetta bem como algumas curiosidades como a sua porta frontal.

A História do Romi-Isetta

O primeiro carro construído no Brasil foi o Romi-Isetta. Ele foi projetado pelo designer italiano Ermenegildo Preti na Itália e apresentado no Salão de Turim em 1952 pela montadora italiana Iso Automotoveicoli.

A ideia era um carro barato e econômico para suprir a demanda do pós-guerra e tinha um como uma peculiaridade a sua porta frontal.

E em 1955 a montadora Iso concedeu a autorização para as Indústrias Romi S/A produzirem o carro no território brasileiro. Assim nasceu o Romi-Isetta.

O primeiro modelo nacional foi lançado em 05 de setembro de 1956 e vinha com um motor dois tempos. Foi o primeiro automóvel de passeio realmente fabricado no Brasil.

Em 1959 o Romi-Isetta foi equipado com um motor de quatro tempos fabricado pela BMW.

E até a data de encerramento da sua produção no Brasil, que se deu em 13 de abril de 1961, haviam sido produzidos pouco mais de 3.000 unidades do Romi-Isetta.

Atualmente o Romi-Isetta é um objeto de desejo de colecionadores de carros e uma boa unidade pode valer milhares de reais no mercado nacional.

Porque o Romi-Isetta tinha três rodas

O design original do Isetta se preocupou muito em produzir um carro barato, pequeno e econômico pois o mundo havia acabado de sair de uma Guerra Mundial.

Ademais com esse design ele tinha uma manobralidade excepcional, o que era bastante útil para andar nas ruas estreias de algumas cidades européias ou mesmo no centro do Rio de Janeiro naquela época.

A História do Mundo Automobilístico

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E já que estamos falando sobre a História do Automóvel, ela teve início por volta do ano 1768 depois que foi inventado o motor a vapor e ele foi adaptado em veículos capazes de transportar pessoas.

Foi só em 1805 que os primeiros automóveis com motores a combustão interna a gás começaram a serem fabricados. E passados 80 anos esses motores evoluiram para o uso da gasolina como conhecemos hoje.

E mais recentemente tivemos outra reviravolta na História do Automóvel com a fabricação em massa de carros totalmente elétricos. Na verdade eles nasceram um pouco antes, ainda no século XIX mas por questões políticas e de interesses econômicos eles desapareceram.

Mas agora, ao que parece, os automóveis elétricos vieram para ficar porque os contextos político-econômicos ficaram favoráveis, muito existam muitas dúvidas sobre a viabilidade da plena substituição do uso do petróleo pela energia elétrica. Mas só o futuro vai dizer…

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