Veja mais sobre os motores brasileiros, como são feitos e porque são os melhores do mundo.
Provavelmente você não sabia mas os motores brasileiros estão dentre os melhores motores fabricados no mundo hoje em dia.
Eles são (re)conhecidos pela sua qualidade e confiabilidade e muitas pessoas do mercado acreditam que são a melhor opção quando se trata de um motor à combustão.
Neste artigo, vamos explorar como os motores brasileiros são feitos e porque são tão populares no mercado automotivo, equipando carros destinados ao mercado nacional e também para exportação.
Portanto continue lendo este conteúdo para saber tudo sobre os motores brasileiros que são orgulho da indústria nacional.
Como eram produzidos os motores brasileiros antigamente
Os motores do passado eram produzidos com muito trabalho manual. Isto porque, naquela época não haviam máquinas adequadas e especializadas que pudessem produzir as peças de motor em massa e com a qualidade necessária e comum a este tipo de produto.
Assim, cada motor era feito por uma equipe de trabalhadores que se especializavam cada um numa parte específica do motor. Por exemplo, havia alguém da equipe que só trabalhava no bloco, outro integrante era especializado em pistões e assim sucessivamente.
Ao final teríamos um motor muito bem feito mas o problema era a escala limitada.
Mudanças na linha de produção dos motores
Com a finalidade de resolver a questão da limitação de escala imposta pela fabricação manual as fábricas começaram a investir também no desenvolvimento e produção de máquinas para a produção das partes dos motores brasileiros.
Desta forma, hoje em dia os motores brasileiros são produzidos quase que totalmente por máquinas e significando, além do ganho de escala, que todos os motores que saem da linha de produção são idênticos.
Como isso a qualidade dos motores brasileiros aumentou muito chegando aos patamares dos países com mais tradição na produção como Alemanha.
O porque da popularidade dos motores brasileiros
Há várias razões pelas quais os motores brasileiros são tão populares. Uma razão é que eles são conhecidos pela sua qualidade e confiabilidade haja vista a alta qualidade das linhas de produção. Outra razão é que eles são muito baratos no mercado internacional em razão da desvalorização da moeda brasileira.
Diferenças entre motores brasileiros e internacionais
A principal diferença entre os tipos de motores brasileiros é o combustível que eles utilizam. O tipo de motor mais comum no Brasil é o “Apache”, que utiliza a gasolina e que aguenta uma gasolina de pior qualidade. Contudo, existem também motores que funcionam com etanol e gás natural.
Os motores a etanol, já conhecidos dos brasileiros de longa data, estão se tornando cada vez mais populares no mercado internacional diante da crescente preocupação no assunto sustentabilidade.
Pela mesma razão os motores brasileiros a gás natural começaram a ter um aumento considerável de demanda nos últimos anos.
Principais empresas que fabricam motores no Brasil
As empresas brasileiras que fabricam motores no Brasil são algumas das mais renomadas do mundo. Algumas destas empresas são Fiat, Volkswagen, Ford, General Motors, e Renault.
Estas empresas estão no negócio de fabricação de motores há muitos anos e têm uma reputação de produzir produtos de alta qualidade.
Continuam a investir em novas tecnologias de produção para melhorar a qualidade dos seus motores e manter a sua posição de líderes na indústria automobilística internacional.
História das marcas de motos e carros mais famosos
Se você for aficcionado por motos e carros como nós vai se interessar pelos nossos artigos que envolvem este assunto. Clique aqui para saber mais sobre.
Também pode lhe interessar:
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com quem você gosta. Também se interessa em saber mais sobre a história das marcas de carros e motos mais famosas do mundo clique aqui.