Licenciamento Atrasado em São Paulo – Como Regularizar a Situação
Quem possui veículo sabe que é necessário pagar anualmente algumas taxas para manter o veículo regularizado e evitar multas. Uma dessas taxas obrigatórias é o licenciamento, que deve ser pago por todos os motoristas. No entanto, se por algum motivo o motorista não conseguir pagar o licenciamento dentro do prazo estipulado pelo departamento de trânsito, é possível efetuar o pagamento com juros e evitar penalidades caso seja parado por guardas de trânsito enquanto dirige com o licenciamento atrasado em São Paulo.
Além disso, sem o licenciamento pago, não é possível quitar o IPVA em São Paulo, o que pode acarretar em mais uma infração de trânsito.
Como Regularizar o Licenciamento Atrasado em São Paulo
Se você mora em São Paulo e está com o licenciamento atrasado, é possível resolver essa pendência de forma rápida e prática através do site do DETRAN. Para regularizar a situação do veículo, siga os passos abaixo:
Acesse o site do DETRAN de São Paulo, disponível em: https://www.detran.sp.gov.br/;
Faça o login no site do DETRAN, na aba “Entre ou cadastre-se” (caso não tenha uma conta, crie uma selecionando “Cadastre-se”);
Selecione a opção “Veículos”;
Selecione a opção “Solicitação Licenciamento CRLV Digital”;
Escolha “Faça pela internet”;
Solicite o envio de um código de confirmação por SMS;
Insira o código recebido no campo indicado;
Após essa solicitação, efetue o pagamento do licenciamento.
Após o pagamento, o DETRAN de São Paulo leva alguns dias para processar a transação e liberar o licenciamento do veículo. Vale ressaltar que essa forma de solicitação só é válida para licenciamentos atrasados há menos de dois anos. Para períodos superiores, é necessário solicitar o desbloqueio do sistema de pagamento pelo telefone, ligando para o número 0800-170-110.
Multa do Licenciamento Atrasado em São Paulo
Em São Paulo, veículos que trafegam com o licenciamento atrasado devem pagar multas no valor de R$293,47, com sete pontos na CNH, além de juros de 0,33% do valor a cada dia atrasado, até chegar a 20% do valor. Caso o pagamento não seja realizado e o motorista seja inscrito em dívida ativa, os juros passam a corresponder a 40% do valor total do licenciamento.
Como Pagar o Licenciamento Atrasado em São Paulo
Para pagar o licenciamento atrasado com até dois anos de atraso, é necessário realizar a solicitação do novo licenciamento, pagar a nova taxa (com juros) em uma agência bancária e aguardar o processamento do pagamento e a emissão do licenciamento.
Para licenciamentos atrasados há mais de dois anos, é necessário solicitar o desbloqueio pelo telefone antes de fazer a solicitação.
Por isso, se o seu licenciamento estiver atrasado, siga as orientações acima para regularizar a situação o quanto antes.